Saiba todas as vantagens que um bom orador pode desfrutar

Por: Mauro Usanovih

– Entenda os benefícios de saber se colocar em público e saia ganhando com isso!

Algumas pessoas têm certa dificuldade de encarar multidões. As exceções que me perdoem, mas falar em público realmente pode ser difícil quando você não domina a arte da oratória, e nem sabe enganar a vergonha.

Dá até arrepios pensar em uma multidão te olhando, esperando o que você tem para falar?

Bom, se você se encaixa nesse caso, calma hoje em dia já existem cursos e técnicas que te preparam para ser um verdadeiro orador e mostram que tudo isso é apenas medo de iniciante. Se você não tem condições de fazer esses cursos, comece treinando em casa. Fale para o espelho, para a sua mãe e até em almoços de domingo. Você vai perceber que falar para o público é questão de costume, e não esse bicho de sete cabeças que você pensa, em uma entrevista para o Blog producaodeaudio.com.br o Senador Valdir Raupp de Matos disse que foi incentivado por sua mãe a subir em tocos de árvores  falando para um público imaginário, hoje é um dos grandes oradores do senado federal.

Você só precisa treinar e dominar a arte de falar acredite só você pode fazer a diferença na sua vida.

Agora, se você duvida das vantagens que essa qualidade – ser um bom orador – pode lhe trazer, este artigo é para você. Selecionamos algumas das vantagens que farão você tornar-se um orador hoje mesmo.

#1 Para você se destacar

Quando você sabe se colocar diante dos demais, com certeza, já se destaca.

Saber expor suas opiniões e pensamentos de forma clara e objetiva mostra que você é uma pessoa bem qualificada e preparada, e assim já sai ganhando pontos em uma reunião, seleção de emprego, entre outras ocasiões.

Nada mais constrangedor do que não saber expor suas ideias. Você pode até dominar a teoria, mas não conseguir se colocar de forma clara apenas te desqualifica para certas obrigações. E, hoje em dia, qualquer ponto conta no mercado tão acirrado de trabalho.

#2 Persuasão: saiba persuadir

Quando você sabe comunicar-se de forma adequada, persuadir é uma consequência. Fica fácil fazer com que alguém “compre” as suas ideias, isso porque além de bons argumentos, você sabe como deve se colocar e comportar-se em cada ocasião. E tudo isso faz com que os demais avaliem o que é dito, e até concordem com você.

Ser um orador é muito mais do que falar ao público, você também é capaz de induzir aos demais com suas colocações, e isso é muito importante tanto na sua carreira, quanto para a vida. Aproveite, e tire o melhor proveito disso.

#3 Facilidades para se colocar em público

Independente do cargo e ramo em que se trabalha saber se colocar em público é fundamental, afinal, você precisa vender suas ideias e objetivos aos demais.

Ao dominar essa façanha, você perceberá que as pessoas te escutam e te levam mais a sério, o que pode até lhe render uma promoção.

#4 Medo particular

No meu caso em particular consegui dar a volta por cima depois de te participado de uma conferência realizada por uma instituição bancária onde atuava como caixa do banco, durante o encontro tudo corria tranquilamente, até o momento que fui eleito para representar e apresentar o trabalho do grupo, até então tudo certo. Na hora de encarar o microfone e olhar para a platéia o mundo desabou em cima de mim, as pernas bambearam, as mão tremiam visivelmente  a voz não saiu de maneira alguma, salvo por um colega que com habilidade soube contornar a situação, assumiu a apresentação e tudo deu certo.

A partir de então falei para mim mesmo “ Eu serei um grande orador”. Hoje só posso dizer obrigado “Senhor”.

Deu para perceber que ser um orador pode até ser um dom, mas quando treinado te trará só benefícios, e em pouco tempo fará com que você se destaque dos demais e mostre todo o seu potencial.

“Comece a treinar agora mesmo, e torne-se um orador de sucesso”.

Deixe uma resposta