Dicas e Sacadas para ser um Orador de Sucesso

Artigo 01, por Mauro Usanovih

Há certas táticas que fazem com que o público goste de certos oradores, tem pessoas que tem o dom de prender a atenção das outras. Pelo tom de voz, pelo carisma, e pelo modo como ela se porta diante dos demais.

Domine o Assunto

As pessoas têm medo de se apresentar quando não dominam o assunto, então estude, estude muito acerca do assunto que você irá apresentar. Procure identificar  também algumas possíveis duvidas que possam aparecer durante o seu discurso ou apresentação.

Conquiste a atenção logo no começo

Conquistar a atenção do público é algo fundamental, mas antes de tudo, você deve saber para quem  você falará, estude-os, busque seus interesses, torne o discurso mais dinâmico.

Mostre para eles as vantagens de prestar atenção no que você diz, afinal, o que eles ganham ouvindo você falar? Será que esse assunto em questão mudará ou acrescentará algo na via deles? Pense nisso antes de sair montando sua apresentação.

Prenda a atenção do público

Segundo um estudo a pessoa consegue ficar focada em algo cerca de 50 minutos, ou seja, não fique na mesmice, interaja com seus receptores, as pessoas gostam de ser apreciadas e impressionadas.

O bom humor é outra forma de prender a atenção do público, coloque alguma “piadinha”, tome cuidado com piadas ultrapassadas ou sem graça, depois de inserir muita teoria, a ironia costuma funcionar também.

Use recursos visuais para dar ritmo à fala

Cá entre nós, uma apresentação monótona é horrível e entediante, não é mesmo? Por isso, use recursos visuais e auditivos para chamar a atenção do público, abra oportunidade para que os seus receptores possam interagir com a apresentação, mas cuidado para não abrir para perguntas e respostas antecipadas, pode aparecer aquela pessoa negativa, que não concorda com nada e acaba tirando a atenção da platéia e mudando o rumo da apresentação.

Após três dias que assistimos uma apresentação sem quais quer recursos visuais guardamos cerca de 10% da mesma, mas quando assistimos uma apresentação com recursos visuais esse numere cresce para 65%.

Outra dica é de ritmo a sua fala, não use sempre o mesmo tom de voz, fale mais rápido ou mais devagar dependendo do momento, não grite, mas também não fale muito baixo a interpretação do assunto deve se adequar ao perfil do público.

Mexa-se

Se movimentar durante uma apresentação é muito importante, gesticule, se você estiver no palco ande por todo o espaço disponível, se possível, desça, o público se sentirá mais próximo de ti, mas cuidado para não passar na frente dos projetores ou andar desesperadamente de um lado para o outro, seja agradável com o público, ao se aproximar olhe no olho das pessoas, assim você estará demonstrando firmeza e ao mesmo tempo transmitindo confiabilidade a todos.

Tente interagir  o máximo possível com as pessoas que estão te assistindo, isso também irá ajudar prender a atenção delas e consequentemente todos ficarão mais interessadas no assunto em questão.

Olhe para o público

Olhe nos olhos do seu público, capite as expressões faciais, caso elas não estejam do modo como você espera, procure mudar  sua postura, reforme a frase, use seu olhar para intensificar ou suavizar uma determinada fala.

Sintetize a apresentação em 2 ou 3 frases

Por fim, tente sintetizar sua apresentação em 2 ou 3 frases, se for do seu interesse, peça para que o público pense, reflita sobre o que você acabou de dizer, traga uma história de alguém que já passou por aquilo que você disse na sua apresentação, uma inspiração sempre vem a calhar.

Finalize sua apresentação de com chave de ouro

Sempre que for convidado ou contratado para fazer uma apresentação, procure finalizar o discurso ou palestra, deixando aquele gostinho de quero mais, não demonstre cansaço ou preocupação com o tempo, aliás, o tempo é fundamental na apresentação, não ultrapasse os  limites  do tempo a não ser que você esteja convicto que a plateia está  interagindo diretamente com o assunto em pauta.

Garanta sua contratação

Com tudo o que foi abordado, se realmente praticarmos  as orientações acima, automaticamente sairemos com aquela famosa pergunta “Quando será sua próxima palestra?”.

 

“Lembre-se o sucesso não acontece por acaso”

Por – Mauro Usanovih

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *