As melhores dicas para ser um grande locutor

Por: Mauro Usanovih

– Se você pensa ou sonha em se tornar um locutor, você precisa saber que isso não é uma tarefa tão simples quanto parece, portanto, você precisa se atentar a todos os aspectos dessa profissão, assim como faria com qualquer outra profissão que gostaria de seguir.

Para te ajudar nessa tarefa, eu separei aqui 7 ótimas dicas para que você tenha um norte de como se tornar um grande locutor. Confira elas a seguir!

Dica #1: Faça cursos

Se você deseja ser um grande locutor, então é muito importante se aprimorar fazendo cursos. No Brasil, existem muitas instituições diferentes que oferecem esses tipos de cursos, desde os cursos mais específicos até mesmo os mais longos e completos.

Todos eles vão te ensinar as melhores técnicas que existem nessa área.

Dica #2: Cuide da dicção

A dicção é extremamente importante para um locutor, isso porque as pessoas precisam entender tudo o que você diz e para isso as palavras precisam ser pronunciadas da forma mais correta possível.

Saber o que elas significam também ajuda nessa tarefa, o objetivo é falar de forma correta.

Dica #3: Preste atenção no ritmo da fala

Se você é um locutor, precisa saber que o que mais atrai o público é a sua voz e o seu ritmo de fala. Você não pode falar muito rápido, pois vai acabar se atropelando, mas também não pode ser lento demais.

Cada um desenvolve seu próprio estilo, mas, quando se está iniciando, esse é um aspecto que merece a sua atenção.

Dica #4: Projeção da voz

A projeção da voz é importante para que você saiba que não está forçando nem gritando. É importante também deixar um espaço de mais ou menos um palmo entre a boca e o microfone, dessa forma sua voz não ficará demasiadamente saturada ao ouvido dos ouvintes e o som de letras como S e P não vão ficar muito exagerados.

Dica #5: Fale apenas um de cada vez

Em algum momento, você pode estar participando de um evento ou programa onde haverá mais de um locutor ao mesmo tempo, e, nesses casos, é de suma importância que se espere um acabar de falar para que daí o outro possa falar.

Muitos locutores novatos erram nesse quesito, mas com paciência você corrige o problema.

Dica #6: Deixe falarem

Eu dei o exemplo de um programa com diversos locutores, mas também há os programas de entrevista, em que você deverá ser o interlocutor entre o público e o entrevistado. Nesses casos, você deve deixar o entrevistado falar.

Você precisa permitir que ele conclua o raciocínio para daí poder interferir novamente.

Dica #7: Cuidado com o que diz

Apesar de você não ver as pessoas diretamente, centenas e até mesmo milhares delas podem estar te ouvindo e você poderá ajudá-las a formarem as suas opiniões. Por isso, é importante ter cuidado com o que diz!

As palavras que usa também devem ser cautelosas, já que você é responsável por influenciar as pessoas, e, portanto, deve ser responsável quanto a isso!

Deixe uma resposta